Cupim

Cupim

Se alojando e formando colônias dentro da madeira, os cupins são muito comuns em residências e comércios. Existem diversas espécies, onde as mais comuns são:

Cupim-de-madeira-seca: Essa espécie possui asas durante sua fase reprodutiva, chamadas de aleluias, elas entram em contato com a madeira acessando pela área externa, atraídas pela luz. Uma vez instalados, formam sua colônia no interior da madeira, consumindo-a de dentro para fora, de forma imperceptível, destruindo móveis, portas, janelas e qualquer estrutura de madeira.

Costuma sair uma vez ao ano para acasalamento, causando o fenômeno conhecido como revoada, geralmente nos meses quentes se iniciando em outubro e se estendendo até fevereiro.

Broca-de-madeira: Muito parecido com um pequeno besouro, a broca-de-madeira ou cupim-broca causa um grande estrago na madeira, fazendo furos muito maiores do que do cupim de madeira.
Embora essa espécie não forme colônias, vários indivíduos podem ocupar o mesmo espaço na madeira, causando grandes estragos.

Cupim-de-solo: Diferente das demais espécies, o cupim de solo se locomove através da terra, concreto, pedra, tijolo e qualquer outro tipo de barreira causando sérias fissuras estruturais até chegar na madeira para instalar sua colônia.
Deve-se ficar muito atento ao localizar um avanço desta espécie, pois os problemas que ela causa vão muito além de danos na madeira, podendo inclusive comprometer seriamente a estrutura de uma edificação.

Para o combate de cupins a Equipe da Imuninset possui técnicas específicas para cada espécie:

  • Injetamento com agulha de pressão
  • Encharcamento
  • Pulverização

 

• Descupunização